quarta-feira, 7 de abril de 2010

"Não baseie seu entendimento nos sentidos e pensamentos; mas ao mesmo tempo não procure a Mente longe de seus sentidos e pensamentos, não tente compreender a Realidade rejeitando seus sentidos e pensamentos. Quando estiver nem apegado, nem desapegado destes, então irá gozar de perfeita liberdade não-obstruída."
Huang Po

5 comentários:

  1. É uma pena que meditar olhando para frente, de forma natural, tenha se perdido dos ensinamentos do Chan, quando os mestres originais se foram. Dos mestres antigos, apenas Padmasambhava conseguiu evitar que os dias de hoje estivessem privados da prática original do Buddha e mesmo assim poucas pessoas conhecem o significado disso.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho certeza se estavas brincando com o comentário, mas se não estavas, talvez seja por não teres tido a oportunidade de conhecer um verdadeiro mestre Zen/Chan.

    ResponderExcluir
  3. Não digo respeito à virtude pessoal dos mestres atuais, apenas a respeito do olhar para frente na meditação como simbologia da lucidez natural, ao invez de olhar para baixo como é utilizado em algumas tradições. isso não impede que a pessoa seja um mestre, mas com o tempo com certeza a tradição perde a força. Nem de olhos fechados, nem olhando para cima, nem para a ponta do nariz, os olhos olhando para frente representam o caminho do meio e a lucidez natural.

    ResponderExcluir
  4. No zazen segundo instruções da escola Soto Zen costuma-se olhar para baixo cerca de um metro à frente. Mas no texto principal de instrução de zazen (o Fukanzazengi), a instrução é apenas de manter os olhos abertos.

    Em algumas cerimônias, o mestre zen olha reto para a frente, um olhar perfeitamente limpo que é realmente impressionante.

    ResponderExcluir